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quarta-feira, agosto 24, 2011

Escolas Pós Positivistas

Escolas Pós Positivistas
Escolas Clássicas e Positivista - Foco na figura do criminoso
Pós positivista - Crime

01. Introdução (Séc. XX) "Macrocriminalidade"
Não analisam o crime cometido pelo indivíduo, sim pela sociedade como um todo
O que leva a sociedade a criminalidade?
Abandona-se as perspectivas antropológicas e etiológicas e passa a dar atenção a fatores sócio-econômicos.
- As escolas Pós Positivistas propugnam por uma abordagem dos fatores que levem a sociedade como um todo a praticar ou não infrações penais.


02. Vertentes:
a) Teorias Consensuais:
Partem do pressuposto que as finalidades de uma sociedade somente serão atingidas quando houver um perfeito funcionamento de suas instituições, de forma que os indivíduos possam compartilhar objetivos comuns, aceitando as regras socialmente impostos e dominantes.
Criminoso - Indivíduo desviante dos fins comuns.

- Escola de Chicago (Robert Park) 1920/1930 - "Teoria dos Ghettos"
 Crescimento industrial, grande expansionismo. Deslocamento dos indivíduos dos campos para grandes cidades, aglomerado - Formação dos Ghettos.
Ghettos: Pequenas culturas, bairros para manter identidade, valores diferentes.
Esse conflito de valores gera criminalidade
- Crescimento da Criminalidade a partir da situação sócio econômica, crime se explica pela desorganização e pelo fraco controle social no ghettos, defendem que o ambiente é o que gera criminalidade.

- Teoria da Associação Diferenciada (Edwin Sutherland) 1930 - "White Collar Crimes"
Crime não é exclusivo dos ghettos, está em todas as classes sociais "Crime do colarinho branco"
Ex: Fraude, sonegação.
Crime e omissão

- Teoria da Anomia (Emile Durkheim - Robert Merton) 1938 - "Falta de normas"
Excesso ou falta de normas.
- Se o indivíduo perde as referências normativas que orientam sua sociedade, há um enfraquecimento da solidariedade, razão pela qual ele passa a se sentir livre de vínculos sociais, o que gera um comportamento anti-social (criminalidade)

- Teoria da subcultura Delinquente (Albert Cohen) 1955 - "Delinquência Juvenil"
Compartilha teoria dos ghettos + filhos no ghetto
Filhos criados somente no ghetto conhecem apenas uma realidade, o certo e errado estabelecido no ghetto.
Realidade e valores diferentes da sociedade - Choque - Criminalidade.

- Premissas: Crime e Fatores Sócio-econômicos.



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